Os trabalhos encarregues a uma firma chinesa, serão executados num prazo de 11 meses.
É um projecto avaliado em pouco mais de 150 milhões de meticais, valor desembolsado pelo Banco Alemão KFW.
Os trabalhos iniciados hoje, consistem na extensão da rede de bastecimento de água para 24 quilómetros, devendo cobrir os nove bairros desta autarquia.
Igualmente, serão construidos, um campo com seis furos, condutas adutoras, cisternas de elevadas, um centro de tratamento de água entre outras infraestruras que irão assegurar a disponibilidade do precioso líquido aos residentes da Vila autárquica de Vilankulo.
Numa primeira fase, serão efectuadas pouco mais de 6 mil ligações domiciliárias.
O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Vilankulo, William Tunzine, indicou que a entrada em funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água, irá colocar fim a situação das restrições no fornecimento deste líquido.
Actualmente, calcula-se em cerca de vinte mil pessoas que tem acesso a água canalizada na Vila de Vilankulo.
A Secretária de Estado na Província de Inhambane, Ludmila Magune, que procedeu ao lançamento da primeira pedra para a reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água à vila de Vilankulo, apelou ao empreitero para cumprir os prazos e garantir qualidade nos trabalhos.
Os residentes da autarquia de Vilankulo, congratulam a edilidade pelo projecto que vai dar água a todos os munícipes.
Ilda João, residente no Quinto Congresso, um dos bairros com problemas no fornecimento de água, diz aguardar com expectativas, o início de bombeamento de água pelo sistema em reabilitação, “sofremos muito, há casos que ficamos quase uma semana sem água nas nossas torneiras, assim com este projecto acho que vamos descansar.”