Sociedade

INAUGURADA A CASA MÃE ESPERA DA CIDADE DE VILANKULO

O governador de Inhambane, Daniel Chapo, disse que com a inauguração da casa-mãe espera de Vilankulo vai pôr fim a situações em que parturientes de diversos pontos do distrito acabavam de dar à luz fora das maternidades, devido à falta de condições para elas aguardarem em lugares onde possam receber a necessária assistência e acompanhamento.
Daniel Chapo falava no acto da inauguração da casa mãe espera do Hospital Rural de Vilankulo, que contou com a presença de membros do governo, população da Cidade e parceiros.
“Quando se aproximasse o dia previsto para dar à luz, muitas mulheres ficavam em situação de desespero, principalmente as que vivem nas zonas recônditas, mas com estas novas infraestruturas as coisas mudam de figura” acrescentou Daniel Chapo.
Por sua vez, o administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos, disse que para além de aumentar a cobertura de parto institucional e garantir a assistência de mulheres grávidas, a nova casa também vai permitir a assistência de mulheres em risco para que o seu bebê nasça sem problemas de desnutrição.
Edmundo Matos lamenta o facto de muitas mulheres e crianças morrerem anualmente, devido complicações ligadas a gravidez ou mesmo devido ao parto extra institucional, para além de que muitos bebês nascem contaminados pelo HIV, por falta de assistência às gestantes.
A nova infraestrutura construída pelo fundo do governo e embaixada do Canadá, tem capacidade para 12 camas e reúne equipamentos para oferecer boas condições de acomodação as parturientes.
Fonte: #GCIV