Sociedade

Conselho Municipal da Cidade de Vilankulo, constrói três salas de aula, um bloco administrativo e sanitário, na Escola Primária do. Primeiro e Segundo Graus 19 Outubro.

 A construção destas infraestruturas escolares tem em vista garantir a introdução próximo ano do ensino secundário no âmbito do novo regulamento do sistema nacional de educação.
Na escola Primária do Primeiro e Segundo Graus 19 de Outubro, os alunos vão frequentar da primeira à nona classe, correspondente ao ensino básico do novo regulamento do sistema nacional de educação.
O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Vilankulo, William Tunzine que procedeu nesta quinta-feira, ao lançamento da primeira pedra para a construção destas infra-estruturas, disse na ocasião que acção enquadra-se num projecto da edilidade financiado pela DMG- Associação Filantrópica Alemanha-Moçambique em cerca de 6 milhões de meticais para garantir o acesso a educação à todas crianças da urbe.
“Com esta acção queremos também assegurar que a rapariga não desista de frequentar o ensino, porque agora terá a escola muito próximo de si,” disse William Tunzine.
Referiu que o projecto inclui a implantação de escolas do ensino pré-primário nos bairros.
“Este é um projecto de escolas evolutivas. Iniciamos com creches, depois ensino primário e agora estamos a criar condições para a introdução a partir do próximo ano do ensino secundário. Os meninos e meninas daqui não terão que percorrer longas distâncias e com despesas de transporte para frequentar ensino secundário,” explicou o edíl da Cidade de Vilankulo.
Disse por outro lado que a construção de infraestruturas sociais na urbe obedece a um projecto arquitetônico que garante resiliência de eventos extremos.
“As nossas infraestruturas sociais, incluindo salas de aula, são resilientes à eventos extremos, nomeadamente, ventos fortes e ciclones,” frisou.
Além do Bairro 19 de Outubro, o Conselho Municipal da Cidade de Vilankulo, no âmbito do projecto de escolas evolutivas, construiu salas de aula, bloco administrativo e sanitário, nas escolas de Caxane e Mangalisse.
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!